
O formato de alta definição em disco, Blu-Ray Disc vem se firmando no mercado. Bom para nós, amantes da boa imagem e bom som, coisa que esse formato tem de sobra.
Mais e mais títulos serão lançados brevemente.
Na minha opinião isso foi o que houve de melhor em 2008.
Divido por categorias para facilitar.
Melhor Pop:
1 - Madonna - Hard Candy
2 - Britney Spears - Circus
3 - Kylie Minogue - X
Melhor Dance/Eletrônica/Electro Pop
1 - Ladyhawke - Ladyhawke
2 - Cut Copy - In Ghost Colours
3 - Black Ghosts - Black Ghosts ("Until it comes again" é uma das grandes canções dance de 2008)
4 - Cansei de Ser Sexy - Donkey
5 - Ting Tings - We Started Nothing
Melhor Hip Hop/R&B
1 - Estelle - Shine
2 - Lil' Wayne - Tha Carter III
3 - Kanye West - 808s & Heartbreak
Melhor Indie Pop:
1 - Santogold - Santogold
2 - Duffy - Rockferry
3 - Gnals Barkley - The Odd Couple
4 - TV on The Radio - Dear Science
5 - Black Kids - Partie Traumatic
Melhor Indie Rock:
1 - MGMT - Oracular Spectacular
2 - Bloc Party - Intimacy
3 - The Raconteurs - Consolers Of The Lonely
4 - The Fratellis - Here We Stand
5 - Foxboro Hot Tubs - Stop Drop And Roll
Melhor Folk:
1 - Ryan Adams and the Cardinals - Cardilogy
2 - Lucinda Williams - Little Honey
3 - Mallu Magalhães - Mallu
4 - Conor Oberst - Conor Oberst
Melhor Hard Rock:
1 - The Black Keys - Attack & Release
2 - AC/DC - Black Ice
3 - Metallica - Death Magnetic
Melhor Rock UK:
1 - Oasis - Dig Out Your Soul
2 - Coldplay - Viva la Vida
Melhor Rock US:
1 - The Killers - Day & Age
2 - My Morning Jacket - Evil Urges
Melhor notícia sobre volta de banda:
1 - Volta do Blur (finalmente Damon Albarn fez as pazes com Graham Coxon)
Pior notícia sobre volta de banda:
1 - Led Zeppelin sem Robert Plant - Vozes agudas pioram com o tempo, isso é sabido. Então voltar a banda para que? Quem precisa de Led Zepellin? Uma das minhas bandas favoritas, mas no novo século é dispensável.
Pior volta de banda:
1 - Guns & Roses
2 - Queen
Melhor Filme Pop:
1 - Batman - O Cavaleiro das Trevas
Melhor Filme Cult:
1 - Antes que o Diabo saiba que Você está Morto
Melhor Show que não vi:
1 - Jesus and Mary Chain em São Paulo
Melhor Show que vi:
1 - Madonna no RioMelhor Nacional:
1 - Mallu Magalhães
Muitos clientes me questionam onde encontrar móveis específicos para Home Theater.
A boa loja Tok&Stock está com uma campanha nova, com ótimas opções.
Dêem uma olhada neste link: http://www.tokstok.com.br/cgi-bin/WebObjects/TSVitrine.woa/wa/mostraPagina?ps=53583
Visitante observa televisores em estande na IFA (Internationale Funktausstellung), maior evento do mundo nas áreas de telecomunicações e entretenimento eletrônico, que termina hoje em Berlim
Esta aí acima é uma de nossas instalações.
Foi usado 1 kit de Home Theater in a box da Onkyo, DVD da Sony, caixas para forro de gesso da Loud Audio, TV LCD Sony 40", suporte articuladao para TV da ELG pedestais.
O resultado final ficou muito bom. Parabéns aqui para o projeto de decoração e serviço de marcenaria perfeitos e intregados ao ambiente.
Essa foi minha TV fina de número:
4) LN52M81BX Samsung 52" 1920x1080 também conhecido como Full HD e com entrada HDMI 1.3 ( A Samsung do Br. não menciona mas tem), taxa de contraste (dinâmico) de 15.000:1.
Meu primeiro contato com essa TV foi decepcionante. Tudo, absolutamente tudo, puxava para o verde, o pelo do ratinho Remy de Ratatouille tinha fios verdes!!! Tentei de tudo, mexi na temperatura de cor (a TV tem uma opção avançada de ajuste que se chama "estabilidade do branco" que nada mais é do que uma regulagem customizada da temperatura de cor, onde interferimos no nível de azul, vermelho ou verde) mexi no Hue ou Matiz, em tudo e não consegui uma paleta de cores que me agradasse. Finalmente descobri a opção xvYCC no modo Filme, que deveria funcionar com fontes de alta definição tipo BluRay players com HMI 1.3. Mas, por incrível que pareça, essa opção acionada resolveu o problema do verde, consegui chegar perto da regulagem de cores ideal.
Outro problema que percebi foi um nível alto de ruído digital, observável nas imagens de segundo plano escuras e também nas claras. Com sua tendência para o verde, esse ruído, assim como os macroblockings (esses provocados por meu DVD player, na maioria das vezes) sempre se transformavam em realce nos verdes nas imagens de segundo plano. Parece difícil de entender? Imagine uma cena com pessoas em primeiro plano e uma parede de madeira ao fundo, pois é: nessa parede ficavam remexendo uns pontinhos verdes, verdes, verdes, e vermelhos, e azuis. Isso é ruído digital. Tentei acionar os redutores de ruído de meu DVD player, mas o NR dele é ruim e faz as coisas ficarem pior, a TV tem também um NR mas não vi diferença com ele acionado ou não.
O contraste e nível de preto, considerei excelentes, talvez o melhor em TVs vendidas no Brasil. A TV possui o contraste dinâmico em que a luz de fundo aumenta ou diminui de acordo com a cena (mais escura ou mais clara), em muitas TVs essa função incomoda (talvez por ser lenta esse mudança de claro para mais escuro da lâmpada) mas na Samsung de 52, é praticamente imperceptível. Achei o ponto alto dessa TV seu nível de preto e contraste. Pode se alcançar um nível razoável de “shadow detail” (detalhes das imagens mostradas em regiões escuras) usando as funções: Gama, Contraste, Luz de Fundo e Brilho de maneira apropriada (dá um trabalho danado para chegar a um nível adequado de detalhe, brilho e contraste, sem uma coisa comprometer a outra).
Outro ponto positivo foram as cores vibrantes e nitidez quando imagens em 1080i do HD-DVD player foram mostradas. Aqui se percebe uma diferença gritante, entre DVDs comuns e HD-DVDs (nessa época eu não tinha BluRay Player). O ruído digital com 1080i do HD-DVD foi muito menor do que o de DVDs comuns.
Esta é definitivamente uma TV para assistir Alta Definição, mas, esqueci de mencionar, a imagem da Sky via SVHS convertida em HDMI pelo receiver se mostrou boa, dentro das limitações do sinal proporcionado pela Sky.
Outro ponto fraco, dependendo da forma que você vai usar a TV, sinais 480i se mostraram muito "soft", se você tem um receiver que converte bem os sinais para HDMI (com um chip Faroudja ou melhor de preferência) use. O desentrelaçamento feito pela TV em imagem 480i também não é bom, os sinais 1080i foram desentrelaçados sem artifatos perceptíveis.
Uma função interessante mas que vicia: essa TV tem um sistema que, fora do Brasil, é chamado de 120 Hz, em teoria ela dobra o o número de quadros por segundo para nos livrar do que chamam de "judder" que é uma tremida na imagem que aparece quando a câmera faz um pan (a câmera anda da esquerda para direita o vice versa) todos os displays de LCD são susceptíveis a esse efeito. A função Movie Plus é pra acabar com esse efeito e deixar a imagem mais nítida quando em movimento, e ela realmente faz um bom trabalho aqui, apesar de causar umas anomalias em cenas muito rápidas. Mas, depois que você aciona a Movie Plus, você não consegue mais assistir sem ela, imagem fica realmente mais nítida, parece uma boa foto de revista, fica menos "film like", mas fica muito legal. Fiquei triste desta função de 120 Hz não funcionar em 1080p, isso me obrigou a assistir sempre com a saída HDMI do DVD player setado para 1080i (480p, 720p, 480i também funciona aqui).
Uma TV muito boa e com um belo design, ela deve ser a melhor TV de LCD do Brasil, gostaria de ver a Sony em minha casa. Quem souber como se livrar do “verde” da Samsung me conte, pois se resolvido esse problema essa TV seria muito melhor.
Ressalto aqui que tenho um projetor Sanyo PLVZ2000, 1080p na mesma sala que minha TV. Nenhuma das TVs que já tive chegou perto do desempenho do projetor, mas essa Samsung foi a que mais se aproximou.
Essas coisas de som e imagem são muito interessantes. Nos deparamos com todo o tipo de Geek. A maioria é de pessoas que ficam numa ansiedade enorme enquanto aguardam a chegada de um equipamento encomendado ou aguardam o lançamento de um produto anunciado.
Eu mesmo sou assim. Lembro-me do lançamento do DVD (só para ter onde começar, minha história começa na época do vinil), quanta vontade de conhecer o Dolby Digital 5.1 (naquela época o áudio me interessava mais que o vídeo, acho que para a maioria era assim) um som discreto para cada canal... que maravilha, o Dolby Pro Logic não me satisfazia, o som era muito concentrado no canal central o surround fraco e abafado. Aí começa aquela agonia, compra se um DVD Player importado, caro e que só toca discos da região 1, um reciver A/V com entrada ótica (que moderno) e processador Dolby Digital. Depois vêm as encomendas dos títulos, sempre importados, em inglês (que naquela época era um problema pra mim) e da região 1.
Hoje a coisa gira em torno das mídias de alta definição (acaba sendo legal lembrar aquela época do lançamento do DVD se repetindo), felizmente a região do Brasil para BluRay é a mesma dos EUA. Mas o restante é o mesmo, compra se um aparelho importado pois os vendidos no Brasil são absurdamente caros (US$ 349,00 para o BDP1400 Samsung e R$ 2.999,00 aqui no Brasil o mesmo aparelho...o que faz o aparelho custar quase 5 vezes mais?).
Aí fico louco com a chegada do Player, dos títulos...
O que venho discutir nesse post é: Isso tudo gira em torno de quê? Acho que no fundo é a curiosidade que nos move, mais do que a necessidade da melhora na qualidade de áudio e vídeo.
Além disso essa coisa de esperar com muita ansiedade muitas vezes geram frustrações. Aconteceu comigo com DVD-Audio e Super Audio CD e, muito tempo antes, com o CD. Com o CD o que aconteceu é que eu, mal informado, esperava um som muito superior ao vinil e o que percebi foi um som pior (os discos CDs de primeira geração eram péssimos, os remasterizados resolveram parte do problema).
Com DVD-Audio e SACD foi estranho, eu estava, desta vez, bem informado (a qualidade de áudio seria sim muito superior à do CD) mas percebi que o ouvido humano, salvo exceções não tem acuidade suficiente para perceber as sutis nuances proporcionadas pelas mídias de alta definição de áudio. E, se as percebemos, descobrimos que as diferenças não são tão bacanas como as proporcionadas pelas mídias de alta definição de vídeo.
Já me vi trocando de receiver A/V por causa de uma coisa chamada 7.1, ou PrologicIIx, legal mas dispensável, troquei pela curiosidade não pela necessidade.
Mas como vivo de vender equipamentos de A/V acho bom que sejamos todos, eu e meus clientes, curiosos e aficcionados.