quinta-feira, 10 de abril de 2008

Minha primeira TV Full HD


Essa foi minha TV fina de número:

4) LN52M81BX Samsung 52" 1920x1080 também conhecido como Full HD e com entrada HDMI 1.3 ( A Samsung do Br. não menciona mas tem), taxa de contraste (dinâmico) de 15.000:1.
Meu primeiro contato com essa TV foi decepcionante. Tudo, absolutamente tudo, puxava para o verde, o pelo do ratinho Remy de Ratatouille tinha fios verdes!!! Tentei de tudo, mexi na temperatura de cor (a TV tem uma opção avançada de ajuste que se chama "estabilidade do branco" que nada mais é do que uma regulagem customizada da temperatura de cor, onde interferimos no nível de azul, vermelho ou verde) mexi no Hue ou Matiz, em tudo e não consegui uma paleta de cores que me agradasse. Finalmente descobri a opção xvYCC no modo Filme, que deveria funcionar com fontes de alta definição tipo BluRay players com HMI 1.3. Mas, por incrível que pareça, essa opção acionada resolveu o problema do verde, consegui chegar perto da regulagem de cores ideal.
Outro problema que percebi foi um nível alto de ruído digital, observável nas imagens de segundo plano escuras e também nas claras. Com sua tendência para o verde, esse ruído, assim como os macroblockings (esses provocados por meu DVD player, na maioria das vezes) sempre se transformavam em realce nos verdes nas imagens de segundo plano. Parece difícil de entender? Imagine uma cena com pessoas em primeiro plano e uma parede de madeira ao fundo, pois é: nessa parede ficavam remexendo uns pontinhos verdes, verdes, verdes, e vermelhos, e azuis. Isso é ruído digital. Tentei acionar os redutores de ruído de meu DVD player, mas o NR dele é ruim e faz as coisas ficarem pior, a TV tem também um NR mas não vi diferença com ele acionado ou não.
O contraste e nível de preto, considerei excelentes, talvez o melhor em TVs vendidas no Brasil. A TV possui o contraste dinâmico em que a luz de fundo aumenta ou diminui de acordo com a cena (mais escura ou mais clara), em muitas TVs essa função incomoda (talvez por ser lenta esse mudança de claro para mais escuro da lâmpada) mas na Samsung de 52, é praticamente imperceptível. Achei o ponto alto dessa TV seu nível de preto e contraste. Pode se alcançar um nível razoável de “shadow detail” (detalhes das imagens mostradas em regiões escuras) usando as funções: Gama, Contraste, Luz de Fundo e Brilho de maneira apropriada (dá um trabalho danado para chegar a um nível adequado de detalhe, brilho e contraste, sem uma coisa comprometer a outra).
Outro ponto positivo foram as cores vibrantes e nitidez quando imagens em 1080i do HD-DVD player foram mostradas. Aqui se percebe uma diferença gritante, entre DVDs comuns e HD-DVDs (nessa época eu não tinha BluRay Player). O ruído digital com 1080i do HD-DVD foi muito menor do que o de DVDs comuns.
Esta é definitivamente uma TV para assistir Alta Definição, mas, esqueci de mencionar, a imagem da Sky via SVHS convertida em HDMI pelo receiver se mostrou boa, dentro das limitações do sinal proporcionado pela Sky.
Outro ponto fraco, dependendo da forma que você vai usar a TV, sinais 480i se mostraram muito "soft", se você tem um receiver que converte bem os sinais para HDMI (com um chip Faroudja ou melhor de preferência) use. O desentrelaçamento feito pela TV em imagem 480i também não é bom, os sinais 1080i foram desentrelaçados sem artifatos perceptíveis.

Uma função interessante mas que vicia: essa TV tem um sistema que, fora do Brasil, é chamado de 120 Hz, em teoria ela dobra o o número de quadros por segundo para nos livrar do que chamam de "judder" que é uma tremida na imagem que aparece quando a câmera faz um pan (a câmera anda da esquerda para direita o vice versa) todos os displays de LCD são susceptíveis a esse efeito. A função Movie Plus é pra acabar com esse efeito e deixar a imagem mais nítida quando em movimento, e ela realmente faz um bom trabalho aqui, apesar de causar umas anomalias em cenas muito rápidas. Mas, depois que você aciona a Movie Plus, você não consegue mais assistir sem ela, imagem fica realmente mais nítida, parece uma boa foto de revista, fica menos "film like", mas fica muito legal. Fiquei triste desta função de 120 Hz não funcionar em 1080p, isso me obrigou a assistir sempre com a saída HDMI do DVD player setado para 1080i (480p, 720p, 480i também funciona aqui).
Uma TV muito boa e com um belo design, ela deve ser a melhor TV de LCD do Brasil, gostaria de ver a Sony em minha casa. Quem souber como se livrar do “verde” da Samsung me conte, pois se resolvido esse problema essa TV seria muito melhor.

Ressalto aqui que tenho um projetor Sanyo PLVZ2000, 1080p na mesma sala que minha TV. Nenhuma das TVs que já tive chegou perto do desempenho do projetor, mas essa Samsung foi a que mais se aproximou.

Um comentário:

betina t! disse...

Ei papii!!
super legal seu blog!!Adoreii!!
nunca notei o verde na TV..rsrsrs!!Muito menos no cabelo do Remy!!huahuahua!!
bjosss