quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O Novo, o velho, o bom e o ruim


Uns fatos me fizeram pensar:

1) Hoje peguei minha filha de 11 anos de mau humor porque o som portátil dela não tem entrada para iPod. Aí eu disse: grava um CD e escuta nele. Ela disse: CD é coisa da idade da pedra.

2) Assistindo TV vi a propaganda do iPhone que é vendido pela operadora Claro. Percebi que a Claro está usando a propaganda feita para o mercado internacional http://www.youtube.com/watch?v=8t24NZvgFB0. Olhando as bandas e artistas que aparecem, quando a pessoa que manuseia o iPhone faz um cover flow, sabemos que não foi produzida para o público brasuca. Se assim fosse, bandas como Goldfrapp, Death Cab For Cuttie, Flaming Lips, Gnals Barkley não apareceriam. Só que, fora desse nosso país, são essas bandas que importam, pelo menos até surgir uma nova, o que acontece toda semana. Se o comercial do iPhone fosse produzido no Brasil, U2, CPM22 (esse pessoal ainda existe?), Capital Inicial, Coldplay. Nosso público só escuta o mainstream, empurrado goela abaixo pela mídia. A mídia brasileira tem que perceber que os adolescentes estão mudando, CD é da idade da pedra, Katy Perry está nas paradas por aqui assim como Mallu magalhães virou hype, alguns garotos e garotas de 11 anos estão ouvindo Artic Monkeys, Lilly Alen, Amy Winehouse e até Kate Nash.

3) Fui a uma festa de casamento de um jovem de 28 anos com uma jovem de 23, cheia de gente bonita e jovem dançando New York, New York, essa foi a música mais nova que tocou, mentira foi YMCA com coreografia, lógico. Por que isso acontece? Será que não deveríamos pedir para as bandas e DJs que comandam os casamentos tocarem outras músicas? Tornam insuportáveis essas festas. Sem falar de umas apresentações que parecem que estão na moda, tipo dança Ula Ula, e Kiko do Chaves, tenho vergonha só de digitar...constrangedor.

4) Hoje um canal de TV foi à minha loja para que eu desse depoimento sobre o que há de novidades em tocadores de vinil, pois o vinil, segundo eles, é a nova mania dos jovens. Eu questionei essa informação e disse que uns veículos da mídia brasileira lançam uns conceitos e uns modismos e são comprados por todo o restante da mídia.

Desde quando vinil é moda entre jovens? O iPod é moda. Primeiro, um tocador de vinil é super difícil de encontrar. Tenho hoje em minha loja um único aparelho usado. Sempre tenho, mas sempre usado. Novos são caríssimos, peça de colecionador ou de audiófilos (ou seriam audiotas?).

Os jovens de hoje são menos questionadores que os jovens de minha época. Por isso se propõe a escutar as bandas que os pais escutam ou escutavam. Eu achava Frank Sinatra um chato de galochas (hoje com 46 anos até curto), mas encontro jovens de 15 anos que curtem Pink Floyd!!! Onde é que esses meninos vão parar?

De vez em quando aparecem uns coitados dizendo que querem comprar um tocador de vinil, pois descobriram uma banda incrível dos anos 70, eu pergunto: Sex Pistols? Eles, infelizmente, respondem: Emerson, Lake and Palmer, ou outra aberração do gênero. Então resolvi criar esse post. Para que vocês jovens saibam que existem bandas parecidas com a que seus pais ouviam, só que novas, frescas, com novas melodias e letras sobre temas atuais.

Quando seu pai disser ouça:

- Led Zeppelin ouça bastante Led Zeppelin que é muito bom, mas tente também White Stripes, The Kills, Wolfmother, Black Keys, você vai gostar.

- Beatles, você nunca vai saber o que é música pop sem ouvi-los, mas tente também: The Stands, Raconteurs, We are Scientists, Oasis, Blur, The Zutons, The Pipettes

- Beach Boys, bons também, mas dê uma chance para The Shins, Weezer, Teenage Fanclub, The Fratellis

- Crosby, Stills, Nash and Young tente conhecer alguma coisa, mas nunca se esqueça dos novos: Ryan Adams, Rilo Kiley, Wilco, Travis, Ween, Belle & Sebastian, The Coral

- Black Sabath, não deixe de experimentar Wolfmother, Jet, The Hives, The Rakes

- Rolling Stones - ouça muito Rolling Stones e Ramones, New York Dolls, The Raveonetes, The Jesus and Mary Chain

- Kraftwerk - ouça bastante, sem esquecer de tentar: Chemical Brothers, The Prodigy, Leftfield, Underworld, The Black Gosts

- The Supremes - ouça Pussycat Dolls.............brincadeirinha.... ouça Supremes, Alicia Keys, Beyoce, Kelis, muito R&B....

- The Who, ouça The Wombats, The Von Bondies, The Rapture, Radio4, TV on the Radio

- Genesis - não ouça nem a banda nem nada parecido.

- Pink Floyd - tente Flaming Lips, Guillemots, Mercury Rev, Coldplay talvez.

- Velvet Underground (se seu pai tiver sido um proto-indie): ouça uma tão obrigatória quanto: The Strokes. Tente também Luna, Black Rebel Motocicle Club, The Jesus and Mary Chain novamente.

- Supertramp - ouça pagode, axé, funk carioca, qualquer coisa que consiga tirar as melodias preguentas desta infeliz banda de sua cabeça.

- Focus, Triumvirat, Emerson Lake and Palmer: quebre os discos de seu pai.

Depois que você conseguir substituir o mofo por algo mais jovem, tente as bandas que não se parecem com ninguém, mas apenas com elas mesmo:

- Pixies
- The Apples in Stereo
- Arcade Fire
- Radiohead
- The Avalanches
- Joy Division
- New Order
- The Smiths
- The Clash
- Black Kids
- Cansei de Ser Sexy
- Sex Pistols
- Nirvana (se parece com Pixies, mas é Nirvana)
- Glasvegas
- Arctic Monkeys
- Bloc Party
- Air
- The Undertones
- The Stone Roses
- Essa lista não tem fim, mas é um bom começo....

Ouça o disco novo do Oasis,os caras sabem ser geniais, mesmo sem mostrar novidades.

Nenhum comentário: