sábado, 15 de novembro de 2008

Volume ideal. Ele existe?



Não sou apenas um entusiasta de áudio e vídeo. Eu respiro áudio e vídeo. Mal comparando (o cara é um senhor jornalista eu escrevo um blog que menos de meia dúzia lê) o Juca Kifouri respira esporte, principalmente futebol, ele só fala disso, eu só falo de som e vídeo.

Essa introdução tosca é apenas pra dizer que falo muito, leio muito, escrevo muito sobre o assunto, não só aqui, mas com os amigos e clientes (para os que não sabem trabalho com venda e instalação de Home Theater). Um dos assuntos que abordo constantemente em meus papos informais é sobre a regulagem ideal de volumes de cada canal de áudio em sistemas 5.1 ou 7.1. Regulagem de vídeo também é assunto interessante que abordei semana passada com amigos freqüentadores da Cinemasound (minha loja na Savassi – BH).

Sobre Auto Setup de áudio:
Desde a época em que eu regulava meus receivers usando o decibelímetro (eu prefiro o nome Sound Level Meter) da Radio Shack, eu considerava que o volume do subwoofer e dos canais surround ficavam abaixo do que eu considerava ideal. Aí vieram os receivers com “Auto Setup”, mas a história não mudou muito, o sistema continuava com pouco grave e caixas traseiras falando baixo. Aí, lendo muito sobre o assunto, como sempre fiz, descobri que tanto os volumes estabelecidos pelos sound level meters ou pelos auto setups dos receivers são para audição nos níveis de volumes recomendados como “ideal” por instituições como Dolby Laboratories e Lucasfilm (THX). Esses volumes de audição são altíssimos na maioria das vezes, são volumes usados em cinemas, em torno de 75db em cada canal. Nos cinemas fica bom, mas em casa é muito alto.

Conclusão, para ouvir mais baixo, em volumes que a esposa e vizinhos não reclamem, o subwoofer desaparece junto com as caixas surround. Fiquei feliz porque eu não descobri isso sozinho, o pessoal da Lucasfilm e da Audyssey (a maioria dos fabricantes de receivers usa o sistema de auto setup da Audyssey) já sabiam há muito e desenvolveram sistemas que resolvem essa situação.

Essa é a novidade de 2009 para receivers: “THX Loudness Plus” e “Audyssey Dynamic EQ”. Ambos vieram para que possamos ouvir nossas músicas, nossos filmes, esporte e nossos shows em volumes civilizados sem perder nenhum detalhe. Venho usando esses sistemas há um mês (no receiver da Onkyo TX-SR806) e não vivo mais sem eles.

Não dá para usar os 2, escolha um deles, ambos funcionam bem. THX é uma marca com um senhor valor agregado, mas tenho que admitir, o sistema da Audyssey é melhor. Talvez porque foi ela quem fez o auto setup e sabe onde as coisas estão. Por isso ela faz com que, mesmo a volumes de 11 horas da noite, os canais traseiros se mostrem presentes e vibrantes e o grave permaneça profundo. Tudo isso sem incomodar.

Como vivi tanto tempo sem controle remoto, sem telefone celular, sem progressive scan, sem HDMI, sem HDTV, sem Blu-ray, sem Dynamic EQ da Audyssey????

Um comentário:

Unknown disse...

Esses sistemas realmente resolvem a novela de aumentar e abaixar o volume das surrounds toda hora.
Enquanto ainda sou da turma dos "sem Audyssey Dynamic EQ" resolvi deixar mais alto mesmo...

1 abraço,
Adler