sexta-feira, 31 de outubro de 2008

OLED chega a 40 polegadas

Samsung exibiu essa semana seu painel de OLED (Organic Light Emitter Display) de 40 polegadas full HD 1920x1080, taxa de contraste de 1.000.000:1. Esse é o maior display de OLED mostrado até agora.

Veja como é fina essa TV. Muitos apostam no OLED como substituto natural do LCD. Mas, os displays disponíveis não passavam de 20 polegadas. Parece que essa história está mudando, a tecnologia avança mais rapidamente que imaginamos. Breve teremos essas belas TVs em tamanhos de 46", 52", etc.



2 comentários:

trinitron disse...

Anderson, gostaria de acrescentar que este OLED de 40 polegadas da Samsung foi fabricado na linha experimental de testes da empresa. Na linha normal, de produção em massa, o máximo que conseguem produzir, hoje, é um display OLED de 31 polegadas de diagonal, que é pequeno para o mercado. Mas, dentro de uns 5 anos, com a construção incessante de novas fábricas de displays planos, teremos o OLED dominando o mercado em todas as categorias. Além disto, ele é "green", pois consome pouca energia comparado com as demais tecnologias. A evolução, na minha opinião vai na seguinte direção: LCD (atual)===> LCD com backlight de Leds (já em produção corrente, mas com preço ainda elevado)===> OLED (futuro, 5 anos).

trinitron disse...

Anderson, você precisa começar a abordar o formato Scope, ou 2.35:1 anamórfico. Lá fora é um formato que começa a se firmar nas instalações de home cinema mais sofisticadas, para os que apreciam realmente a qualidade de um bom filme assistido em casa. Sei que o sistema é dispendioso, pois é imprescindível uma tela 2.40:1, bem mais larga que as atuais 16:9 e lente anamórfica adaptada na frente do projetor. Mas, é uma tendência irreversível que está conquistando, aos poucos, os puristas. Vale a pena oferecer para quem tem espaço e dinheiro para gastar. Depois que você assiste pela primeira vez, não quer mais voltar ao 16:9 tradicional.