quarta-feira, 9 de abril de 2008

SOU UM CURISOSO OU AFICCIONADO?

Essas coisas de som e imagem são muito interessantes. Nos deparamos com todo o tipo de Geek. A maioria é de pessoas que ficam numa ansiedade enorme enquanto aguardam a chegada de um equipamento encomendado ou aguardam o lançamento de um produto anunciado.
Eu mesmo sou assim. Lembro-me do lançamento do DVD (só para ter onde começar, minha história começa na época do vinil), quanta vontade de conhecer o Dolby Digital 5.1 (naquela época o áudio me interessava mais que o vídeo, acho que para a maioria era assim) um som discreto para cada canal... que maravilha, o Dolby Pro Logic não me satisfazia, o som era muito concentrado no canal central o surround fraco e abafado. Aí começa aquela agonia, compra se um DVD Player importado, caro e que só toca discos da região 1, um reciver A/V com entrada ótica (que moderno) e processador Dolby Digital. Depois vêm as encomendas dos títulos, sempre importados, em inglês (que naquela época era um problema pra mim) e da região 1.

Hoje a coisa gira em torno das mídias de alta definição (acaba sendo legal lembrar aquela época do lançamento do DVD se repetindo), felizmente a região do Brasil para BluRay é a mesma dos EUA. Mas o restante é o mesmo, compra se um aparelho importado pois os vendidos no Brasil são absurdamente caros (US$ 349,00 para o BDP1400 Samsung e R$ 2.999,00 aqui no Brasil o mesmo aparelho...o que faz o aparelho custar quase 5 vezes mais?).
Aí fico louco com a chegada do Player, dos títulos...
O que venho discutir nesse post é: Isso tudo gira em torno de quê? Acho que no fundo é a curiosidade que nos move, mais do que a necessidade da melhora na qualidade de áudio e vídeo.

Além disso essa coisa de esperar com muita ansiedade muitas vezes geram frustrações. Aconteceu comigo com DVD-Audio e Super Audio CD e, muito tempo antes, com o CD. Com o CD o que aconteceu é que eu, mal informado, esperava um som muito superior ao vinil e o que percebi foi um som pior (os discos CDs de primeira geração eram péssimos, os remasterizados resolveram parte do problema).
Com DVD-Audio e SACD foi estranho, eu estava, desta vez, bem informado (a qualidade de áudio seria sim muito superior à do CD) mas percebi que o ouvido humano, salvo exceções não tem acuidade suficiente para perceber as sutis nuances proporcionadas pelas mídias de alta definição de áudio. E, se as percebemos, descobrimos que as diferenças não são tão bacanas como as proporcionadas pelas mídias de alta definição de vídeo.

Já me vi trocando de receiver A/V por causa de uma coisa chamada 7.1, ou PrologicIIx, legal mas dispensável, troquei pela curiosidade não pela necessidade.

Mas como vivo de vender equipamentos de A/V acho bom que sejamos todos, eu e meus clientes, curiosos e aficcionados.

Nenhum comentário: