domingo, 18 de maio de 2008

TV digital brasileira.

Fiquei impressionado com a qualidade de imagem e um tanto decepcionado com o som da TV digital made in Brasil.
Aqui em BH apenas a Rede TV e a Globo transmitem em alta definição. Sendo que a Globo disponibiliza poucos programas. A novela das 8 é um destes. A imagem da novela impressiona num primeiro momento, 1080i 16x9. Mas confesso que a programação ao vivo da Rede TV me chamou mais a atenção. TV Fama e Super Pop têm brilho, cores e contraste maravilhosos. A imagem destes programas compara-se à de um Bluray Disc.
Na novela senti falta de um algo mais. A qualidade da imagem do programa global está entre a de um DVD e de um Bluray Disc. Muito boa, mas acredito que haverá melhoras.
Quanto ao som, está disponível apenas em AAC 2 canais transformados em PCM 2 canais pelo conversor de TV digital.

Usei para o teste da TV digital um conversor Semp Toshiba DC 2008H que se comportou muito bem, não exigiu uma antena muito poderosa aqui na zona sul de BH. Usei uma antena interna de UHF que me custou R$20,00. Achei o menu fácil e rápido, não observei nenhuma anormalidade no funcionamento. Solta pela HDMI 1080i e 720p, você escolhe de acordo com a resolução de seu display. Ele tem também ajustes de imagem como, brilho, contraste, cor, etc. que pode ser útil se você não quiser estar sempre com o controle de seu aparelho de TV na mão.

Tive a felicidade de receber em minha loja o Ministro das Comunicações, Sr. Hélio Costa, que deu aos presentes uma aula de TV digital. Ele veio comprar um receiver com entrada HDMI para instalar a Net HD (falarei da Net num próximo post). Ficamos sabendo que o áudio da TV digital aberta era para ser 5.1 canais, mas que isso só vai acontecer daqui a um tempo. Ele nos mostrou também as vantagens do sistema japonês sobre os outros, e que nossa TV digital é hoje a mais avançada do mundo.
Bem vinda seja a HDTV brasuca.

Um comentário:

Unknown disse...

O Som do Sistema Brasileiro é formato AAC, ou seja.... nenhum receiver suporta nativamente esse formato... então não vão existir transmissões em 5.1 ou não vai servir para nada pois nenhum receiver decodifica isso e os nossos STBs não retrabalham o AAC para retransmití-lo em AC3 ou DTS pelo HDMI ou pela saída digital independente para que tenha tratamento adequado no receiver 5.1 canais. Uma bela mancada nesse sistema Frankstein de Tv Digital