sábado, 29 de novembro de 2008

Western Digital Media Player




Adquiri um aparelho idêntico a este, estava preparando uma review, mas a do meu amigo Adler Victor ficou tão boa que, com sua autorização, a reproduzo aqui:
Caros,

Recebi ontem meu WDTV da Western Digital.

Para quem ainda não conhece é um Media Player barato ± U$ 100,00 nos EUA.Não tem HD ou nenhum outro tipo de armazenamento interno mas conta com duas portas USB que aceitam Pen-drives e HDs externos.As portas USB, uma atrás e outra lateral são padrão 2.0 e aceitam drives formatados em FAT, FAT32 e NTFS.

Para saída de vídeo existem conexões video composto e HDMI. Só testei via HDMI que pode ser configurada para 4x3 ou 16x9 em várias resoluções.Testei as resoluções 720p/60Hz e 1080i/60Hz sem problemas.

Todos os videos de teste (MKV, AVI, MPG) e Fotos (JPG) ficaram claros com bom contraste e sem pulos ou travadas.Do videos em alta resolução, testei MKV em 720p e 1080p e ambos tocaram sem problemas. Apenas um video de teste que eu suspeito que não esteja dentro dos padrões não foi exibido e uma mensagem de "unsupported format" foi mostrada.Sobre as legendas verifiquei que o arquivo .srt tem que ter o mesmo nome do arquivo de vídeo e precisa estas no formato UTF-8, como bem explica a documentação.Para converter um arquivo .srt não compatível basta abri-lo no Notepad (bloco de notas) e salvar no formato UTF-8. Este formato é requerido pois o WDTV é capaz de mostrar legendas em idiomas asiáticos.A legenda é mostrada em caracteres brancos com até duas linhas, mas não é capaz de mostrar itálicos.Não gostei da separação entre as linhas, nem de não poder mudar a posição ou a cor (prefiro amarela).

Na parte de audio existe uma saída analógica e uma digital óptica. Na saída digital pode-se configurar através do "Audio Output" para stereo ou "digital" que entrega o formato de áudio para o receiver assim como está no arquivo. Ou seja se temos um MKV com DolbyDigital ou DTS teremos esse formato no receiver. Funciona perfeito! Testei com arquivos nos dois formatos e também um em DobyDigital EX que tocou sem problemas.Existem configurações básicas do tocador e outras específicas para fotos, videos e musicas.Na parte de audio, ele é compatível com MP3, WMA, AAC, FLAC, AC3, OGG, WAV, LPCM.

Testei com alguns MP3 (VBR) e alguns WMA e o som me pareceu correto, sem distorções, bom volume e sem brilho excessivo que muitas vezes se percebe em alguns tocadores.Uma grata surpresa foi verificar que ao se ligar um iPod a USB ele lê todas as musicas e vídeos do mesmo sendo capaz de tocar ambos e ainda mostrar as capas dos discos. Muito Bom!!Ao tocar uma música é apresentada a tela abaixo com as informações do ID-3 tag, tempo e a próxima música.

Na parte de fotos pode-se abrir todas de uma mídia ou navegar por folders onde são mostradas miniaturas das fotos. Existe uma configuração para mostrar a foto na sua resolução original ou para adaptar a resolução da tela.

Resumo:O aparelho ainda está no seu primeiro "Firmware" 1.00.1. O próximo deve sair em janeiro e por isso algumas coisas podem ser corrigidas ou melhoradas.Na caixa vem o aparelho, controle remoto, cabo AV, fonte e suporte para colocação na vertical.

Pontos Positivos:
- Lê as musicas e vídeos do iPod
- Toca quase todos formatos de vídeo (MKV, AVI, MPG, DivX, etc.)
- Toca quase todos formatos de áudio (MP3, WMA, FLAC, OGG, AAC, etc.)
- Tem saida HDMI- É possível selecionar a resolução (480i a 1080p)
- É possível selecionar o formato (4x3 ou 16x9)
- A imagem é realmente muito boa, sem diferenças para meu HTPC
- Exibe as legendas .SRT
- É muito barato em comparação com Popcorn e TVIX.

Pontos Negativos:
- As legendas tem que estar em UTF-8 (Quase todas vem em ANSI.)
- É precisos abrir todas no Notepad e salvar como UTF-8
- Não tem rede (com ou sem fio)
- Não tem Video-Componente
- É um pouco lento na resposta ao controle remoto
- Não desliga totalmente, está sempre um pouco morno
- Não gostei do formato de exibição das legendas

Espero que gostem deste mini review.

Estou a disposição para outros testes e perguntas.
1 abraço,Adler Victor

Nenhum comentário: