quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O Grande Problema Chamado Judder e a Supervalorização do 24p


Uma tradução livre de artigo postado no site projectorcentral.com http://www.projectorcentral.com/judder_24p.htm


Seu novo sistema de Home Theater 1080p está pronto para funcionar. Você está ansioso para assistir a seu clássico favorito: Casablanca, de uma maneira que você nunca tinha visto, com riqueza de detalhes e contraste. Seu player de Blu-ray é capaz de reproduzir o disco que você tem em mãos da forma que todos hoje em dia consideram ideal: no formato nativo, no qual foi gravado, 1080p 24fps. Tudo então está perfeito. Vamos ao filme.

Você aperta o botão play, o logo da Warner aparece com detalhes nunca antes visto por você, o mapa do Mediterrâneo brilha na tela numa nitidez absurda. Você assiste a tudo com um sorriso nos lábios. Quando, de repente, aos 2 minutos e 3 segundos de filme, a câmera se fixa no horizonte para, logo em seguida, descer até ao nível da rua. Neste momento a imagem é praticamente inassistível. Toda embaçada sem vestígios da nitidez de segundos atrás. Daquelas de doer a vista. Você, piscando os olhos, parece não acreditar. Como que sua TV de LCD ou seu projetor de LCD ou DLP, de última geração, que aceita sinais 24fps pode apresentar tais anomalias?

Bem vindo ao 24p. O que você acaba de presenciar é conhecido como motion judder (não encontro tradução para o português) um artefato que incomoda bastante e é derivado do fato de o filme ter sido gravado em 24 quadros por segundo (fps = frames per second). A gravação em 24fps foi adotada como padrão em 1926 para ser compatível com as faixas de áudio.

A indústria cinematográfica ficou presa, desde então ao padrão 24fps. Quando a câmera faz um pan (mover-se rapidamente de um lado para o outro) o motion judder está presente em forma de tremidas na imagem ou na transformação numa coisa toda embaçada e disforme. O triste fato é o seguinte: seu sistema 1080/24p mostra o filme em sua forma mais pura, da forma em que foi gravado no disco de Blu-ray ou HD-DVD.

Na verdade nunca, antes do Blu-ray, havíamos sido expostos há uma forma tão pura de se mostrar um filme em 24fps. Nos cinemas de hoje em dia são usados sistemas que duplicam a exposição dos quadros da película, desenvolvido exatamente para combater o judder. Você pode ver algum judder no cinema, mas bem menos que em Blu-ray ou HD-DVD quando em 24p.

Portanto o judder incomoda isso é fato. Os fabricantes de displays desenvolveram então, cada um a seu modo e com nomes diferentes, processamentos de imagem capazes de amenizar seus efeitos. A Panasonic no seu projetor AE3000 tem um sistema chamado Frame Creation, e é isso mesmo que ele faz, criar quadros para diminuir o que o 24p insiste em provocar. Sendo assim, a cada 1/24 de segundo é mostrado um quadro, formando uma taxa de 96Hz. 25% do que você vê é o quadro gravado no Blu-ray os 75% restante foram criados pelo projetor. Como nada é perfeito o sistema é propenso a artefatos.
Os sistemas nas TVs de LCD conhecidos como 120Hz amenizam também o judder do 24p e o outro, causado pelo baixo tempo de resposta das LCDs. Mas sempre com algum efeito no mínimo estranho no resultado final.

Um desses efeitos é deixar filmes tomados em película, portanto 24p, com estética de tomadas em vídeo, ou transmissões ao vivo. Muitos dizem, não uso 120Hz pois os filmes ficam parecendo vídeo, prefiro o judder.
Acostumamos-nos à estética 24p do cinema, criada na transição do cinema mudo para o falado. Esse padrão estético é que nos faz diferenciar um filme tomado em película de um tomado em câmeras digitais. Como a tecnologia se move rápido, nada impede que nossos filhos ou netos venham a assistir filmes em película filmados em 60 quadros por segundo. Este talvez passe a ser o novo padrão estético do cinema em alguma futura década deste novo século. E eles olhem para trás e se perguntem como nós, seus pais e avós, conseguíamos assistir filmes com efeitos tão bizarros como o judder, por exemplo.

Se nossa nostalgia permitir, podemos rapidamente nos acostumar com a futura estética do 60p, principalmente se pararmos para pensar que nossa nostalgia é baseada em padrão estético que remonta a era do cinema mudo.

2 comentários:

Anderson Muinhos Ribeiro (31)99206-3927 disse...

Caro Anderson:


Esse assunto foi abordado no AVS Forum, no thread do HC 7000. O projetor apresenta um múltiplo de 24p, na verdade 48p para lidar com o problema e tornar a imagem suave, principalmente nos blue ray, em que muitos são gravados em 24p. A análise do projetor pelos especialistas do AVS Forum foi no sentido de que não houve qualquer problema relacionado a judder. Alguns projetores estão utilizando uma técnica chamada de frame interpolation, cito o PT 3000.
Entretanto, alguns usuários tiveram problemas com o dispositivo e preferiram desligá-lo. Há aqueles que afirmam, até, que judder se manifesta no dvd e que a maior parte das pessoas nem notam. Isso é para olhos muito bem treinados. De qualque maneira a análise no Mit foi muito positiva e é isso que importa.


O assunto é interessante.


Um abraço.

Walter

Unknown disse...

Boa Tarde, Anderson, Queria até te ligar, pois também estou em BH. Bom, comprei uma TV LCD de 120 Hz e também um Blu Ray. A sensação de video ao invés de pelicula de filme, como você comentou é nitida. Mas, fiquei com uma duvida: A Tv tem configuração True Motion Baixa, alta e configuravel, mas o Judder e o Blur são melhores em alto ou baixo? Como devo configurar para ter a imagem mais nítida? O que você sugere?